Apresentação



O presente blog foi criado em Janeiro de 2005. Está em actualização permanente, tal como o seu autor que decidiu agora regressar ao estudo do Direito. Tem como linha de orientação não comentar processos ou casos concretos, menos ainda o que tenha a ver com a minha profissão, estando o meu site de Advogado aqui, nele se mantendo o mesmo critério. Estou presente também na rede social Linkedin e no Twitter.

José António Barreiros




Suotempore: um «blog» novo

O «blog» é novo e muito interessante. É animado por um jovem advogado de 29 anos, de cujo nome ele publica as iniciais que são curiosamente MP. Chama-se http://suotempore.blogspot.com/. E dele com a devida vénia permitimo-nos citar este curioso apontamento a propósito do relacionamento entre a matemática e o Direito. O autor é Rudolf von Jhering (1818-1982) deixou dois escritos sobre a posse que marcaram duas épocas diferentes da sua vida: na juventude, o Direito da Posse, e na maturidade, a Vontade Prossecutória. Assim, apresenta uma fórmula para a Posse: Pela orientação subjectivista: x = a + c + a ;y = a + c. Pela orientação objectivista: x = a + c;y = a + c - n, sendo: x, a posse; y, a detenção; c, o corpus; a, o animus; a, o plus de vontade, n, o factor legal que, na teoria objectiva, retira, à posse a sua característica possessória, reconduzindo-a a mera detenção.

3 comentários:

  1. Anónimo6.4.05

    Que diabo se passa com a «Revolta da Palavras», de cuja posse alguém me tirou o corpus, desanimando-me completamente, a pretexto de que «the requested URL was not found on this server»?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por perguntar, mas a dita «Revolta» finou-se.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de agradecer esta menção. Vinda de quem vem, assumo que é um estímulo imenso.
    Bem Haja por tal

    PS: como não encontrei um mail associado ao seu blog, resolvi deixar aqui estas parcas palavras.

    Um abraço
    MP

    ResponderEliminar