Apresentação



O presente blog foi criado em Janeiro de 2005. Está em actualização permanente, tal como o seu autor, que decidiu agora regressar ao estudo do Direito. Tem como linha de orientação não comentar processos ou casos concretos, menos ainda o que tenha a ver com a minha profissão, estando o meu site de Advogado aqui, nele se mantendo o mesmo critério. Estou presente também na rede social Linkedin e no Twitter.

José António Barreiros




A luz dos holofotes

Ora bem! Aqui do Brasil diz-se assim na imprensa: «O nome completo do promotor que denunciou os Nardoni é Francisco José Taddei Sembranelli. Quer polarizar a causa, como o mocinho contra o bandido. É bem típico da acusação: conduzir a opinião pública para esmagar qualquer defesa. Suspeito o promotor Sembranelli. Isso porque participou ativamente da coleta de provas, manifestou seu entendimento antes mesmo da oferta da denúncia e continua sustentando convicções pessoais, tomando um belo bronzeado com as luzes dos holofotes, concedendo entrevistas até mesmo em sua própria residência».
É assim, como se dizia, à antiga-portuguesa, ou em melhor expressão, à vara-larga. De tudo isto ficou-me uma noção vincada: mocinho contra bandido, um promotor com um belo bronzeado! Há e uma outra: a «oferta da denúncia». Pelos vistos há quem as dê e de borla. Ninguém segura este Brasil...